terça-feira, 27 de outubro de 2009

Camboja - As meninas dos olhos de Deus


O Camboja está localizado no sudeste da Ásia, às margens do Golfo da Tailândia, mantendo fronteiras com o Vietnã, o Laos e a própria Tailândia. Seu relevo é caracterizado por planícies ao centro e montanhas nas regiões norte e sudoeste. Mais de dois terços do território cambojano é coberto por florestas tropicais.

Mais de 11 milhões de pessoas vivem no Camboja e quase a metade tem idade inferior a 15 anos. Pouco mais de 20% vivem em áreas urbanas e, portanto, a grande maioria da população vive em pequenas vilas na zona rural. Os khmers correspondem a 85,2% do povo cambojano, porém há muitas minorias étnicas, como os grupos cham, mnong e paong. Além disso, há imigrantes vietnamitas, chineses e laosianos. A capital do país, Phnom Penh, possui cerca de um milhão de habitantes.

O Camboja é uma democracia liberal multipartidária sob uma monarquia constitucional estabelecida em 1993. Nos anos 70, o país foi afetado pelo conflito do Vietnã e tem enfrentado sérios problemas internos desde então. Apesar da liberdade política, ainda há muita opressão no país.

O Camboja foi um poderoso reino entre os séculos I e XIV. Com seu declínio, o país tornou-se um mero joguete nos conflitos globais e regionais com os tailandeses, vietnamitas, franceses, japoneses e americanos. O Camboja foi vítima da trágica Guerra do Vietnã, que abriu caminho para que a organização extremista e marxista Khmer Vermelho tomasse o poder em 1975 e iniciasse um dos maiores genocídios do século XX. Quase todas as famílias ricas, com instrução e ligadas à política foram exterminadas e o resto do país foi transformado em um grande campo de trabalhos forçados. Em 1978, tropas vietnamitas invadem o país e expulsam o Khmer Vermelho do poder, mas logo após a invasão eclode uma feroz guerra civil que perdura até 1991.

Os cambojanos ganham menos de US$ 1.000 por ano apesar do crescimento da economia. Quase todos trabalham em atividades relacionadas à agricultura. Os anos de devastação provocaram sérios danos financeiros no país. Ainda que a situação econômica esteja melhorando, muitos problemas ainda persistem, como o analfabetismo – que atinge a metade da população –, a falta de infra-estrutura e escasso acesso à tecnologia.

Aproximadamente 90% da população é budista, enquanto cerca de 3% dos habitantes seguem o islamismo e outros 3% são adeptos de práticas animistas tradicionais.

A Igreja
Os cristãos correspondem a menos de 1% da população. No entanto, com a queda do Khmer Vermelho, o país passou a desfrutar de maiores liberdades a partir da década de 90, entre elas a liberdade de evangelização. Apesar de geralmente serem considerados cidadãos de segunda classe, os cristãos cambojanos estão começando a promover um impacto mais amplo através da pregação do Evangelho. Programas evangelísticos são transmitidos pela televisão e espetáculos de música cristã estão sendo realizados na capital.

A Perseguição
Durante o governo do Khmer Vermelho, os cristãos e monges budistas foram implacavelmente massacrados. Felizmente, a perseguição foi reduzida de forma significativa no governo atual. Embora ainda exista algum tipo de perseguição à igreja, há completa liberdade de culto e de evangelização.

O Futuro
A participação percentual dos cristãos no total de habitantes do país está aumentando. Por volta de 2050, é possível que o cristianismo alcance mais de um milhão de adeptos cambojanos, a maioria dos quais serão membros de igrejas locais.

Motivos de Oração
1. A igreja está desfrutando de um enorme movimento de liberdade. Louve a Deus pela abertura do Camboja ao Evangelho e ore para que essa oportunidade seja utilizada com máxima eficácia pela igreja.
2. Muitos convertidos não são sinceros em sua fé e visam apenas benefícios econômicos. Pressionados pelos budistas, um grande número de convertidos volta atrás em sua decisão. Ore para que a igreja seja capaz de colher e manter os convertidos, preparando-os adequadamente para a evangelização.
3. A perseguição continua, ainda que esporadicamente. Ore pelos cristãos e pastores que enfrentam algum tipo de perseguição por parte de radicais e do governo.

Dados gerais
• Capital: Phnom Penh
• População: 11,1 milhões (21% urbana)
• Área: 181.035 km2
• Localização: Sudeste asiático
• Idiomas: Khmer, francês
• Religião: Budismo 95%, crenças regionais 4%, cristianismo menos de 1%
• População Cristã: Menos de 100 mil, em rápido crescimento percentual
• Perseguição: Isolada, estável
• Restrições: Há liberdade de culto e de evangelização.
• No século XXI…: A influência da igreja no país crescerá paulatinamente.

Fonte: Missões Portas Abertas (© Copyright Portas Abertas. Todos os direitos reservados)
Referência ABNT: Camboja. Disponível em: <http://www.portasabertas.org.br/paises/perfil.asp?ID=30>. Acesso em: <27>.

0 comentários:

Postar um comentário